Dúvidas frequentes

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A modalidade de crédito para aquisição de terreno e construção é um financiamento que permite a compra de um terreno em conjunto ao material de construção.

De maneira geral, o financiamento de terreno e construção é uma boa opção para quem deseja sair do aluguel, para quem procura um imóvel, mas não encontra opções que atendam às suas necessidades e também opções que caibam no orçamento.

Oferecida por diversos bancos, para essa modalidade, geralmente é considerado para liberação do crédito o valor do terreno mais o valor da construção do imóvel.

O cliente precisa passar por uma série de etapas, mas que geralmente são muitos semelhantes ao processo de financiamento de um imóvel.

Em 2020, as condições para aquisição de terreno e construção por meio de financiamento passaram por mudanças muito positivas, sobretudo na linha de financiamento de Lote Urbanizado e a oferta de taxas de juros diferenciadas para modalidades de Construção Individual.

Na Caixa Econômica Federal, por exemplo, o FGTS pode fazer parte do pagamento. O financiamento é feito pelo Sistema Financeiro de Habitação e tem como garantia a alienação fiduciária. Você adquire o terreno e constrói sua casa financiando em até 35 anos.

Sim. A jornada da contração precisa de um suporte especializado, pois são várias etapas nesse tipo de processo de financiamento. Na modalidade de aquisição de terreno e construção, são muitas partes envolvidas, correspondente bancário, imobiliária, corretor, terrenista, engenheiro, prefeitura…

O primeiro passo é a aprovação do cliente: sua capacidade de pagamento (item 1 desse post)

Feito isso, solicita-se a vistoria do terreno e análise do projeto de arquitetura e construção. O engenheiro responsável estando de acordo, segue-se para etapa de análise jurídica com a checagem de documentação do vendedor, comprador, matrícula do terreno, análise minuciosa do banco, checagem dos formulários e todos os documentos envolvidos nesse processo.

Com os documentos checados, chega o momento de envio de documentação, para banco e o agendamento da entrevista com o gerente

Feito isso, já vem a parte da emissão do contrato e o pagamento das taxas relativas à documentação cartorária, registros e averbações.

Importante atentar para a questão da análise do projeto na prefeitura para não atrasar o início da obra/construção.

Os valores são os mesmos praticados em outras situações: 2% sobre o valor de compra e venda ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) e 2% no cartório de registro de imóveis.  Se for a primeira aquisição do cliente, ele tem 10% no ITBI e 50% no registro.

O primeiro passo é a aprovação do cliente: sua capacidade de pagamento (item 1 desse post)

Feito isso, solicita-se a vistoria do terreno e análise do projeto de arquitetura e construção. O engenheiro responsável estando de acordo, segue-se para etapa de análise jurídica com a checagem de documentação do vendedor, comprador, matrícula do terreno, análise minuciosa do banco, checagem dos formulários e todos os documentos envolvidos nesse processo.

Com os documentos checados, chega o momento de envio de documentação, para banco e o agendamento da entrevista com o gerente

Feito isso, já vem a parte da emissão do contrato e o pagamento das taxas relativas à documentação cartorária, registros e averbações.

Importante atentar para a questão da análise do projeto na prefeitura para não atrasar o início da obra/construção.

Sim. A jornada da contração precisa de um suporte especializado, pois são várias etapas nesse tipo de processo de financiamento. Na modalidade de aquisição de terreno e construção, são muitas partes envolvidas, correspondente bancário, imobiliária, corretor, terrenista, engenheiro, prefeitura…

O primeiro passo é a aprovação do cliente: sua capacidade de pagamento (item 1 desse post)

Feito isso, solicita-se a vistoria do terreno e análise do projeto de arquitetura e construção. O engenheiro responsável estando de acordo, segue-se para etapa de análise jurídica com a checagem de documentação do vendedor, comprador, matrícula do terreno, análise minuciosa do banco, checagem dos formulários e todos os documentos envolvidos nesse processo.

Com os documentos checados, chega o momento de envio de documentação, para banco e o agendamento da entrevista com o gerente

Feito isso, já vem a parte da emissão do contrato e o pagamento das taxas relativas à documentação cartorária, registros e averbações.

Importante atentar para a questão da análise do projeto na prefeitura para não atrasar o início da obra/construção.

Nessa linha de financiamento, a Caixa ajuda você e sua família a comprar seu terreno e construir a sua moradia e o seu FGTS pode fazer parte do pagamento da entrada.

O financiamento é feito pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e tem como garantia a alienação fiduciária.

A taxa de juros é a partir de 5% ao ano e a prestação não pode ser maior que 30% da sua renda familiar bruta.

Famílias com renda mensal até R$ 3.600,00 possuem descontos especiais na forma de subsídio.