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A modalidade de crédito para aquisição de terreno e construção é um financiamento que permite a compra de um terreno em conjunto ao material de construção.
De maneira geral, o financiamento de terreno e construção é uma boa opção para quem deseja sair do aluguel, para quem procura um imóvel, mas não encontra opções que atendam às suas necessidades e também opções que caibam no orçamento.
Oferecida por diversos bancos, para essa modalidade, geralmente é considerado para liberação do crédito o valor do terreno mais o valor da construção do imóvel.
O cliente precisa passar por uma série de etapas, mas que geralmente são muitos semelhantes ao processo de financiamento de um imóvel.
Em 2020, as condições para aquisição de terreno e construção por meio de financiamento passaram por mudanças muito positivas, sobretudo na linha de financiamento de Lote Urbanizado e a oferta de taxas de juros diferenciadas para modalidades de Construção Individual.
Na Caixa Econômica Federal, por exemplo, o FGTS pode fazer parte do pagamento. O financiamento é feito pelo Sistema Financeiro de Habitação e tem como garantia a alienação fiduciária. Você adquire o terreno e constrói sua casa financiando em até 35 anos.
Sim. A jornada da contração precisa de um suporte especializado, pois são várias etapas nesse tipo de processo de financiamento. Na modalidade de aquisição de terreno e construção, são muitas partes envolvidas, correspondente bancário, imobiliária, corretor, terrenista, engenheiro, prefeitura…
O primeiro passo é a aprovação do cliente: sua capacidade de pagamento (item 1 desse post)
Feito isso, solicita-se a vistoria do terreno e análise do projeto de arquitetura e construção. O engenheiro responsável estando de acordo, segue-se para etapa de análise jurídica com a checagem de documentação do vendedor, comprador, matrícula do terreno, análise minuciosa do banco, checagem dos formulários e todos os documentos envolvidos nesse processo.
Com os documentos checados, chega o momento de envio de documentação, para banco e o agendamento da entrevista com o gerente
Feito isso, já vem a parte da emissão do contrato e o pagamento das taxas relativas à documentação cartorária, registros e averbações.
Importante atentar para a questão da análise do projeto na prefeitura para não atrasar o início da obra/construção.
Os valores são os mesmos praticados em outras situações: 2% sobre o valor de compra e venda ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) e 2% no cartório de registro de imóveis. Se for a primeira aquisição do cliente, ele tem 10% no ITBI e 50% no registro.
O primeiro passo é a aprovação do cliente: sua capacidade de pagamento (item 1 desse post)
Feito isso, solicita-se a vistoria do terreno e análise do projeto de arquitetura e construção. O engenheiro responsável estando de acordo, segue-se para etapa de análise jurídica com a checagem de documentação do vendedor, comprador, matrícula do terreno, análise minuciosa do banco, checagem dos formulários e todos os documentos envolvidos nesse processo.
Com os documentos checados, chega o momento de envio de documentação, para banco e o agendamento da entrevista com o gerente
Feito isso, já vem a parte da emissão do contrato e o pagamento das taxas relativas à documentação cartorária, registros e averbações.
Importante atentar para a questão da análise do projeto na prefeitura para não atrasar o início da obra/construção.
Sim. A jornada da contração precisa de um suporte especializado, pois são várias etapas nesse tipo de processo de financiamento. Na modalidade de aquisição de terreno e construção, são muitas partes envolvidas, correspondente bancário, imobiliária, corretor, terrenista, engenheiro, prefeitura…
O primeiro passo é a aprovação do cliente: sua capacidade de pagamento (item 1 desse post)
Feito isso, solicita-se a vistoria do terreno e análise do projeto de arquitetura e construção. O engenheiro responsável estando de acordo, segue-se para etapa de análise jurídica com a checagem de documentação do vendedor, comprador, matrícula do terreno, análise minuciosa do banco, checagem dos formulários e todos os documentos envolvidos nesse processo.
Com os documentos checados, chega o momento de envio de documentação, para banco e o agendamento da entrevista com o gerente
Feito isso, já vem a parte da emissão do contrato e o pagamento das taxas relativas à documentação cartorária, registros e averbações.
Importante atentar para a questão da análise do projeto na prefeitura para não atrasar o início da obra/construção.
Nessa linha de financiamento, a Caixa ajuda você e sua família a comprar seu terreno e construir a sua moradia e o seu FGTS pode fazer parte do pagamento da entrada.
O financiamento é feito pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e tem como garantia a alienação fiduciária.
A taxa de juros é a partir de 5% ao ano e a prestação não pode ser maior que 30% da sua renda familiar bruta.
Famílias com renda mensal até R$ 3.600,00 possuem descontos especiais na forma de subsídio.
Sua casa, do seu jeito!